Como funciona um curso de mergulho?

//Como funciona um curso de mergulho?

Como funciona um curso de mergulho?

Mergulhar é uma diversão extremamente segura e acessível. Hoje em dia o maior obstáculo para a ampliação do número de mergulhadores é a falsa idéia de que é difícil aprender. Em alguns minutos da primeira aula de piscina, aprende-se a respirar ar puro comprimido embaixo da água e após o encerramento do curso pode-se alugar o Equipamento “SCUBA”, sem a necessidade de adquiri-lo a princípio. Portanto, conjugar viagens de passeio com o mergulho é uma forma de aproveitar mais cada contato com o mar e a natureza.

Se você vem para o litoral, ou até mesmo vai para o exterior e quer mergulhar em alguns locais turísticos é possível fazer uma aula de experiência, mas o ideal é fazer um curso e levar sua credencial, pois sai mais barato e há mais liberdade para a exploração submarina.

O Curso de Mergulho Autônomo Básico é o primeiro dentro da área de mergulho autônomo. Antigamente, exigia-se conhecimento prévio de mergulho livre (usando o fôlego), o que não se faz necessário atualmente pois a maioria dos cursos fornece noções sobre esse assunto. A idade mínima para o curso é de 12 anos completos. O exame médico é realizado durante o curso em anamnese própria para o mergulho.

A duração do curso é de geralmente uma semana englobando teoria e prática, ou um fim de semana intensivo. Na teoria são abordados diversos assuntos: equipamentos, técnicas, meio ambiente, planejamento de mergulho, etc. Na parte prática em piscina, são treinados montagem e desmontagem do equipamento, equipagem e desequipagem, utilização do equipamento sob a água e na superfície, equilíbrio, prevenção e manejo de situações de emergência e auxílio a mergulhadores entre outros tópicos.

Após o curso são realizadas saídas (check-outs) para que os alunos treinem no mar o que aprenderam na piscina, ganhando confiança e experiência, podendo então ser credenciados para obter o certificado internacional, para poderem alugar equipamentos e mergulhar em qualquer lugar do mundo, mesmo sem a presença de um instrutor.

Outros cursos estão disponíveis para quem já mergulha: o “Avançado” (que inclui mergulho noturno), o curso de resgate, mergulho em naufrágios e muitos outros de acordo com seu interesse. Daí para frente é só sair mergulhando pelos sete mares…

Por | 2017-12-01T15:19:25+00:00 Março 12th, 2015|Sem categoria|0 Comments

Sobre o Autor

Murilo Ternes

Deixe um comentário

vinte − 8 =