Loading...
A Base 2017-12-01T15:11:22+00:00

A Base Cangulo

A Operadora de Turismo Base Cangulo realiza passeios de observação embarcada de baleias por terra e mar, mergulhos autônomos, snorkeling, passeios marítimos e pescarias.

O objetivo é proporcionar experiências diferenciadas às pessoas, com estrutura e condições necessárias. Pensando na sensibilização dos passageiros, antes de cada passeio são realizadas palestras sobre o ecossistema, e durante os passeios os comportamentos e movimentos das baleias são interpretados por guia especializado em observação orientada de cetáceos.

As embarcações são cadastradas junto ao ICMbio/APA e vistoriadas pela Capitania dos Portos, cumprem com todos requisitos de segurança (coletes, rádio, sonda e GPS), e tripulação habilitada pela Marinha do Brasil. As aproximações seguem normas e Lei Ambiental Federal, gerando o mínimo de impacto ao meio ambiente beneficiando as baleias e proporcionando aos turistas uma atividade de forma responsável e segura.

Histórico

A Base Cangulo iniciou suas atividades no ano de 1996 com atividades de turismo náutico na praia de Garopaba. Ao longo de mais de uma década trabalhou de forma sazonal, no verão, com as atividades de passeios marítimos, mergulho autônomo e pescarias esportivas.
A partir do ano de 2008 passou a agregar; durante as estações de inverno e primavera; as atividades de observação embarcada de cetáceos conhecida por “whale watching”. Desde então, com o aumento progressivo da população das Baleias Francas que migram para o Brasil, as atividades de observação passaram a destacar a operadora Base Cangulo como uma das principais referências em avistagem destes magníficos mamíferos marinhos.

Hoje , a Base Cangulo é uma operadora de turismo de observação de Baleias Franca que construiu sua imagem de qualidade e credibilidade alicerçada na experiência da sua equipe de marinheiros e melhoria constante de suas embarcações. No ano de 2011 foi a operadora que mais passageiros levou para conhecer a Baleia Franca Austral na Área de Proteção Ambiental – APA da Baleias Franca.

Em Santa Catarina é também a operadora de mergulho autônomo mais ao sul do estado com toda a infra-estrutura para dar a logística a mergulhadores credenciados . Também atua na formação e treinamento de mergulhadores iniciantes e avançados através de cursos com certificação internacional PADI (www.padi.com) . Conta com uma equipe de instrutores de mergulho com experiência internacional agindo com total profissionalismo no ramo do mergulho.
A Empresa tem o nome cangulo associado a uma homenagem feita a um dos peixes mais comuns na região. O conhecido “peixe porco” cujo nome científico é Cangulo carolinensis é normalmente visto na maioria dos mergulhos realizados nas ilhas e parceis da região de Garopaba.
Seja como for, em qualquer serviço que venha a utilizar na Base Cangulo, com certeza a qualidade e a segurança estará sempre presente.

Nossa Equipe

A equipe que forma a Base Cangulo é composta pelas seguintes pessoas:

Murilo Ternes
Murilo TernesDiretor Geral
Marinheiro habilitado e instrutor de mergulho PADI OWSI coordena a direção geral das atividades da Base Cangulo.
Maércio J. Ternes Neto
Maércio J. Ternes NetoMarinheiro Auxiliar
Marinheiro auxiliar de máquinas habilitado com ação nas atividades de embarque e desembarque de passageiros.
Lizziane De Araújo Pires
Lizziane De Araújo PiresAtendimento
Formada em Turismo coordena a área de atendimento nas dependências da operadora.
Jaldeli Do Nascimento
Jaldeli Do NascimentoMarinheiro Auxiliar (Albatroz)
Marinheiro auxiliar de convés habilitado com experiência no extremo sul do Brasil é um dos responsáveis pela navegação e comando das embarcações
Hugo Crudeli Perez
Hugo Crudeli PerezMergulhador
Mergulhador autônomo Divemaster com larga experiência participa das diversas atividades e serviços da operadora.
Fabrício Garbelotto
Fabrício GarbelottoMarinheiro e instrutor
Marinheiro e instrutor de mergulho NAUI . Foi atuante nos primeiros anos da empresa e hoje é um colaborador nas atividades de apoio e logística da operadora.

Embarcações

A Operadora Base Cangulo possui duas embarcações para a prestação de serviços marítimos.

Cangulo I

A embarcação Cangulo I está habilitada pela Capitania dos Portos a navegar em mar aberto e mar interior realizando o transporte de passageiros para passeios, pescarias, mergulho livre, mergulho autônomo e avistagem de Baleias Franca no inverno. Pode levar até 48 passageiros, possuindo dois decks, banheiro, som ambiente, rádio comunicação VHF marítimo, sistema de navegação GPS e ecossonda. Sua tripulação é composta por marinheiros experientes certificados possuindo a bordo todos os equipamentos e requisitos de segurança exigidos pela Marinha do Brasil.

Cangulo Rei

A embarcação Cangulo Rei está habilitada pela Capitania dos Portos a navegar em mar aberto e mar interior realizando o transporte de passageiros para passeios, pescarias, mergulho livre, mergulho autônomo e avistagem de Baleias Franca no inverno. Pode levar até 27 passageiros, possuindo um deck com cobertura, banheiro, som ambiente, rádio comunicação VHF marítimo, sistema de navegação GPS e ecossonda. Sua tripulação também é composta por marinheiros experientes certificados e possui a bordo todos os equipamentos de segurança exigidos pela Marinha do Brasil.